Clínica da Circulação
Hemangioma
Hemangiomas são tumores vasculares benignos causados por um crescimento anormal de vasos sanguíneos que geralmente não causam danos à saúde.
Desagradáveis esteticamente, são mais comuns na pele, especialmente na cabeça e pescoço, mas podem aparecer em vários órgãos, como o fígado, o baço, o pâncreas, na boca ou em bolsas sinoviais.
Normalmente, o hemangioma possui um crescimento durante todo o primeiro ano de vida do indivíduo e, conforme os anos passam, ele retrocede. Em caso de não desaparecimento, a cirurgia para hemangioma é aconselhada principalmente quando o tumor causa complicações como obstrução das vias respiratórias, quando causa interferências na visão ou audição, ou quando dificulta o trabalho do coração, sendo necessário remover o excesso de vasos e aliviar os sintomas do paciente, além de casos de desejos de melhora da aparência estética.
Além da cirurgia, podem ser indicados tratamentos com laserterapia ou escleroterapia, capazes de reduzir o fluxo de sangue e eliminar alguns vasos.