Clínica da Circulação
Cirurgia Arterial
Artérias são vasos que levam o sangue limpo do coração para o resto do corpo, enquanto as veias levam o sangue utilizado por órgãos e tecidos de volta para o coração.
A doença arterial periférica é uma situação que ocorre devido o estreitamento ou obstrução dos vasos sanguíneos arteriais, responsáveis por levar o sangue para nutrir as extremidades como braços e pernas. Dependendo do órgão acometido (Membros superiores ou membros inferiores) pode levar paciente a quadros extremamente complicados como infarto do miocárdio, isquemia relativa ou absoluta de membros e até mesmo um acidente vascular cerebral.
A angioplastia é uma intervenção endovascular que dilata e desobstrui a artéria restituindo o fluxo sanguíneo, possui baixos riscos, não sendo necessários cortes ou pontos na pele. A técnica que pode ser realizada nas artérias coronárias, das pernas, renais, carótida e em veias com estenose, utiliza um minúsculo balão na ponta de um cateter que é insuflado dentro da artéria e, em alguns casos, conta com o auxílio de um stent, que impede que a placa de gordura volte a obstruir a circulação.